sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Aguente firme!

O Senhor Deus salva do perigo os que são bons e os protege em tempos de aflição. (Salmos 37:39)

O salmista e rei Davi baseou-se na sua própria experiência e na experiência de várias pessoas tementes a Deus, quando exclamou a frase acima.

Angústia é uma sensação psicológica, caracterizada por “abafamento”, insegurança, falta de humor, ressentimento, dor e ferida na alma. Na moderna psiquiatria, a angústia é considerada uma doença que pode produzir problemas psicossomáticos.

A angústia é também uma emoção que precede algo (um acontecimento, uma ocasião, circunstância), também pode-se chegar a angústia através de lembranças traumáticas que dilaceraram ou fragmentaram o ego. Hoje em dia muitas pessoas andam angustiadas por não serem amadas, por não conseguirem realizar os seus sonhos, por não terem saúde, por terem perdido um ente querido, etc.

"Uma das coisas que mais desanimam o cristão que esforça para ser fiel ao Senhor é a experiência da angústia. O sentimento de angústia é um mal crescente, que pode ficar avassalador. Ele é um misto de prostração, de ansiedade, de revolta, de sofrimento. Sua vivência é especialmente dolorosa quando começa a desenvolver uma sensação de abandono, de 'não tem jeito'.

O cristão pode experimentar angústia? Pode e experimenta. E não necessariamente porque se afastou do Senhor ou incorreu em pecado. Nada disso! O cristão está sujeito a todos os tipos de males desse mundo. A Bíblia, em várias ocasiões, descreve a angústia dos justos". (Pr. Olavo Feijó) 

Mas há uma diferença substancial. O ensino bíblico diz que o Senhor usa o mal da angústia para, finalmente, fortalecer a vida espiritual dos que O seguem. Os verdadeiros cristãos, quando assaltados pela angústia, agarram-se com o Senhor, de uma forma intensa e definitiva – de uma maneira que às vezes não acontece, quando tudo é tranqüilidade e bonança. 

Se você está passando agora por um momento de angústia, saiba que o Senhor é a sua salvação e a sua fortaleza. Ele jamais deixará que você venha da fé naufragar. Então, confie em Deus e aguente firme! Logo, tudo passará. 

11 comentários :

  1. Que Deus abençoe sempre você e a sua família ! =D

    ResponderExcluir
  2. Nota 10! Fortaleceu minha fé...

    ResponderExcluir
  3. Edward Siqueira11 setembro, 2011

    amado irmão tenho gostado dos seus emails...

    Que o Senhor faça de vc uma instrumento para honra e glória do seu nome..

    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito desta mensagem!
    Uma boa semana para vocês, Elbão!
    Fique na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Saiba que receber as mensagens por e-mail destes devocionais são muito importantes pra minha vida! Que você continue a ser canal de bençãos por toda eternidade e que o Senhor seja teu alvo! Deus abençoe você e sua família

    Muito obrigado,
    O Senhor tem me dado mais vida atravez de suas palavras!

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Esses comentários podem até não ser de coração ,mas eu garanto que fico feliz quando vejo mensagens tão edificadoras para podermos passar ,e até meditar nelas ,valeu muito abrigada

    ResponderExcluir
  7. Heber Nasser13 setembro, 2011

    a paz amado eu estou contente com as suas mensagem obrigado por estas mensagem um grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Luciana Sulino13 setembro, 2011

    Obrigada , precisava muito desta mensagem,!!!

    ResponderExcluir
  9. amei esta artigo irmão ,desejo continuar recebendo .fortalece a minha fé.obrigada preciso desta mensagem,tempos dificeis.

    ResponderExcluir
  10. Heber Nasser30 setembro, 2011

    apaz amado eu estou com tente com as suas mensagem obrigado por estas mensagem um grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Antonia Rodrigues dos Santos30 setembro, 2011

    Prezado Elbem César,

    Gosto muito de suas mensagens, elas conseguem me envolver e inspirar para as mensagens de Deus.
    Meu caro Elbem, faço parte da Pastoral da Família do meu Município ( Urbano Santos-MA), sempre que temos encontro com os casais procuramos pregar de forma que deixe todos envolvidos com a palavra do Senhor, mas sempre fica algo a desejar.
    Neste Proximo sábado vamos fazer a leitura sobre a Criação (Gênese 2:18/25) como você pode me instrui para pregar de maneira sábia esta leitura?

    Aguardo sua respsota.

    Abraços

    ResponderExcluir