terça-feira, 17 de agosto de 2010

A Igreja em Sua Casa

Romanos 16:5 - Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Cristo.

Na longa lista de saudações finais, na carta aos Romanos, Paulo agradece a Priscila e a Áquila. E acrescenta: “Saudai também a igreja que está em sua casa “(Romanos 16:5).

Templo virou sinônimo de igreja. E chegamos ao ponto de alguns acreditarem que igreja é a congregação dos crentes que se reúne nos templos. Neste contexto, usamos expressões como “ir à igreja” e “a igreja me fez bem”.

No ensino bíblico, igreja nem é prédio, nem instituição. Paulo ensina que a igreja é o corpo de Cristo e que cada crente é parte integrada do corpo. Nas cartas do Apóstolo sempre há referências às igrejas “na casa de...”.

Segundo o ensino bíblico, a igreja se reúne mais vezes em nossa casa, do que no templo. Quando uma família cristã aprende esta verdade, sua casa se transforma em um dos vários templos da “igreja local”. Lares que cultivam a “igreja em sua casa” alimentam-se do corpo de Cristo todos os dias, ao invés de apenas nos domingos.

Autor Olavo Feijó